top of page

A recusa ao uso de máscara pode provocar demissão

Direito do Trabalho - 07/04/21


A Lei nº 14.019/20, publicada no mês de julho de 2020 – portanto, no contexto da edição de medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia da Covid-19 – em seu art. 3º-A, prevê expressamente a obrigatoriedade de se “manter boca e nariz cobertos por máscara de proteção individual para circulação em espaços públicos e privados acessíveis ao público”, em que se incluem as empresas em geral.


Portanto, no âmbito das relações laborais, os empregados que se negam a usar máscara no ambiente de trabalho ficam sujeitos às medidas disciplinares previstas na legislação, dentre as quais a demissão por justa causa.


É dizer que, se a empresa adota e divulga internamente protocolos sanitários específicos, com regras de higiene e de distanciamento social, nos termos da Lei, o empregado que se nega a cumprir a norma – como a de uso regular e contínuo da máscara, por exemplo – incorre em “ato de indisciplina”, pelo que pode ser advertido, suspenso e, em último grau, até demitido por justa causa, com fundamento no art. 482, da CLT.


Vale ressaltar que a máscara tem sido considerada um equipamento de proteção individual (EPI) obrigatório, devendo, portanto, ser fornecida pelo empregador. Por fim, destaque-se que, em recente decisão, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que a contaminação por Covid-19 pode ser caracterizada como acidente de trabalho, de modo que é fundamental que as empresas, como medida de proteção, não só forneçam os meios necessários à mitigação de riscos de contágio, como também fiscalizem o uso dos equipamentos de proteção e apliquem as penalidades cabíveis contra os empregados que descumprirem as normas.


O SFCS Advogados reforça o seu compromisso de atendimento e, para eventuais esclarecimentos, entre em contato diretamente conosco:


Daniel Maia de Barros e Silva


Frederico Feitosa Da Rosa


Leonardo da Costa Carvalho Coelho



NOSSOS ESCRITÓRIOS


RECIFE

Rua Demócrito de Souza Filho, 335 | 11º andar

Madalena | Recife | PE | 50610-120

T: +55 81 3040 0035 | 3208 1916


SÃO PAULO

Rua da Paz, 1601, Conjunto 2.116 | 21º andar

Chácara Santo Antônio | São Paulo | SP | 04713-002

Tel.: +55 11 5181 4245

bottom of page